"Era só uma mancha na lente": debates sobre ufologia e educação da atenção

Autores

  • Pedro Henrique Barbosa Borda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v10i1p38-66

Palavras-chave:

antropologia da ciência, science studies, ufologia, percepção e ambiente., antropologia da ufologia, controvérsias, conflito ontológico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo situar a análise que os ufólogos fazem a respeito das fotografias de discos-voadores dentro de um processo de aprendizagem que Ingold chamou de educação da atenção, de tal forma a serem capazes de discriminar o verdadeiro veículo extraterrestre de eventuais confusões ou farsas. A partir desse argumento, conforme Latour, que a crença é uma categoria inventada pelo Ocidente para desqualificar outras produções epistemológicas que se distanciam da ciência, e que isso, por sua vez, desempenha um papel fundamental no processo de desqualificação das fotografias apresentadas pelos ufólogos enquanto evidência de que estamos sendo visitados por seres extraterrestres. Nesse sentido, é preciso olhar para esses registros com seriedade de modo a entender com mais clareza a dinâmica desses coletivos ufológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Barbosa Borda, Universidade de São Paulo

    Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, Rafael Antunes. "Objetos intangíveis": Ufologia, ciência e segredo. 2015. 508 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

BARTHES, Roland. Camera Lucida: Reflections on Photography. Nova Iorque: Hill & Wang, 1982.

BASTIDE, F. e MYERS, G. (1992), “A Night with Saturne”, Science, Technology and Human Values, 17/3, p. 259, 281.

CROSS, Anne. The Flexibility of Scientific Rhetoric: A Case Study of UFO Researchers. Qualitative Sociology, 27 (1), 3 – 33. 2004

DAMATTA, Roberto. Individualidade e liminaridade: considerações sobre os ritos de passagem e a modernidade. Mana, Rio de Janeiro , v. 6, n. 1, p. 7-29, Apr. 2000.

DAWSEY, John C. Victor Turner e a Antropologia da Experiência. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 13, p. 163-176, 2005.

ELIAS, Laura e D’AGOSTINO, Vanderlei. O Desafio de pesquisar UFOs. Revista UFO. São Paulo, n. 66, p. 04-16, ago., 2012.

INGOLD, Tim. From the transmission of representations to the education of attention. In: WHITEHOUSE, H. The debated mind: Evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Berg Publishers, 2001, p. 113-153.

INGOLD, Tim. Stop, look and listen! Vision, hearing and human movement. In: INGOLD, Tim. The Perception of the Environment: Essays on livelihood, dwelling and skill. Nova Iorque: Taylor & Francis Group, 2002. p.343-389

INGOLD, Tim. Worlds of Sensing and Sensing the World: a response to Sarah Pink and David Howes. European Association of Social Anthropologists, Londres. V. 19, no. 3, p. 313-317, 2011.

INGOLD, Tim. Dreaming of dragons: on the imagination of real life. Journal of the Royal Anthropological Institute. Londres. V. 19, no. 4, p. 734-752, 2013.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

LATOUR, Bruno. A Esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: Edusc, 2001.

INGOLD, Tim. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru: Edusc, 2002.

INGOLD, Tim. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.

OLIVEIRA, Joana Cabral de. Entre Plantas e palavras. Modos de constituição de saberes entre os Wajãpi (AP). 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

PEREIRA, Fernando Cleto Nunes. Que ciência constrói os discos voadores?. Rio de Janeiro: Record, 1995.

SHOSTAK, Seth. UFO believers got one thing right. Here’s what they get wrong. NBC News, 2018. Disponível em <https://www.nbcnews.com/mach/science/ufo-hunters-got-one-thing-right-here-s-what-they-ncna834306>. Acesso em 5 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

"Era só uma mancha na lente": debates sobre ufologia e educação da atenção. (2022). Primeiros Estudos, 10(1), 38-66. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v10i1p38-66