Entrevista com Eduardo Viveiros de Castro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i2p251-267Palavras-chave:
Eduardo Viveiros de Castro, Estruturalismo, PerspectivismoResumo
Eduardo Viveiros de Castro é antropólogo e professor titular do programa de pós-graduação em antropologia social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta entrevista foi realizada durante o 3º Forum International de Philosophie Politique et Sociale, que ocorreu entre os dias 8 e 16 de julho de 2011 na Université de Toulouse 2 Le Mirail, em Toulouse (França). Coordenado por Jean-Christophe Goddard, esse simpósio foi organizado em torno de dois temas principais, a saber, “descolonização” e “transversalidade”, encerrando o ano escolar 2010/2011 da Equipe de Pesquisa Sobre as Racionalidades Filosóficas e os Saberes (Erraphis), do Departamento de Filosofia, ano caracterizado pelo esforço em se praticar a transversalidade com outros saberes: geografia, artes, biologia, urbanismo, política e antropologia. Durante o simpósio, Eduardo Viveiros de Castro apresentou alguns dos temas abordados em seu livro Métaphysiques Cannibales (2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.