A viagem de Abdias Nascimento a Buenos Aires: teatro, política e negritude numa chave transnacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200123

Palavras-chave:

Abdias Nascimento, Teatro Experimental do Negro, Teatro del Pueblo, Teatro político, Racismo

Resumo

O presente trabalho tem como foco traçar panorama histórico da passagem de Abdias  Nascimento pela América Latina, no início dos anos 1940, até sua estada de um ano, em Buenos Aires, como participante nas atividades pós-espetáculos e nas discussões sobre dramaturgia na companhia teatral Teatro Del Pueblo. Acreditamos que esta experiência por parte do então jornalista e depois dramaturgo, ativista e deputado nacional, influenciou diretamente sua concepção do Teatro Experimental do Negro, em seu retorno ao Brasil. Estamos interessados em pensar nesta viagem e nos vínculos estabelecidos com o Teatro del Pueblo a partir de uma perspectiva transnacional e interdisciplinar que nos permita refletir sobre a construção local de arquivos, a circulação de práticas teatrais políticas e a recuperação da memória da comunidade negra na Argentina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane de Souza Almeida, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). E-mail:eliane.almeida@usp.br | ms.elianealmeida@gmail.com

  • Pamela Gionco, Universidad de Buenos Aires

    Mestre em Bibliotecología y Ciencias de la Información - Universidad de Buenos Aires/ Biblioteca Nacional: Buenos Aires. E-mail: pamela.gionco@gmail.com

Referências

ALMADA, Sandra. Abdias do Nascimento. São Paulo: Selo Negro, 2009. (Coleção Retratos do Brasil)

CASTILLO, Cátulo. Hugo Devieri ‘El blanco que tiene el alma negra’. El Tamboril, n. 4, p. 10-12, 1943.

MACEDO, Márcio José de. Abdias do Nascimento: a trajetória de um negro revoltado (1914 - 1968). Orientador: GUIMARÃES, Antônio Sérgio. 2005. 248p. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, p. 209-224, abril 2004 [1997]. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000100019.

PELLETTIERI, Osvaldo. El Teatro del Pueblo y sus puestas de los textos de Robert Arlt. In: PELLETTIERI, Osvaldo. (ed.). Roberto Arlt: dramaturgia y teatro independiente. Buenos Aires: Galerna, 2000, p. 43-55.

PELLETTIERI, Osvaldo. Algunos aspectos del “teatro de arte”, en Buenos Aires. In: PELLETTIERI, Osvaldo (dir.). Teatro del pueblo: Una utopía concretada. Buenos Aires: Galerna/ Fundación Somigliana, 2006, p. 69-158.

SEIBEL, Beatriz. Historia del teatro argentino II 1930-1956: Crisis y cambios. Buenos Aires: Corregidor, 2010.

SEMOG, Éle; NASCIMENTO, Abdias. do. Abdias do Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Almeida, E. de S., & Gionco, P. . (2022). A viagem de Abdias Nascimento a Buenos Aires: teatro, política e negritude numa chave transnacional: . Brazilian Journal of Latin American Studies, 21(43), 182-199. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200123