“Retornar al origen: narrativas ancestrales sobre humanidad, tiempo y mundo”: contribuições para um ambiente científico e acadêmico pós-abissal na América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.211853Palavras-chave:
Povos originários, Saberes ancestrais, História, Pensamento pós-abissal, América do SulResumo
A obra “Retornar al Origen: Narrativas ancestrales sobre humanidade, tiempo y mundo” é fruto da parceria entre acadêmicos sul-americanos e “sábias” e “sábios” originários, como são denominadas as autoridades indígenas entrevistadas. Nela encontramos relatos sobre as origens e as trajetórias da humanidade a partir das cosmovisões de cada um dos diferentes grupos étnicos apresentados (os Kichwa, os Muina, os Aimara, os Nasa Yuwe e os Shuar) e também uma reflexão sobre o conselho de anciões do povo Mama Kogui. O livro aposta na tradição oral como fonte fidedigna de conhecimento, incorpora determinadas categorias ancestrais e revela a utilização de metodologias transgressoras. Indica, assim, que a aposta na copresença radical entre diferentes epistemologias e ontologias é um importante passo para a construção de um ambiente acadêmico intercultural e pós-abissal na América do Sul.
Downloads
Referências
RUEDA, Eduardo A.; et al. (ed.) BONILLA, Óscar et al (ed.) Retornar al origen: narrativas ancestrales sobre humanidad, tiempo y mundo, 1a ed., Buenos Aires: CLACSO; Montevideo: UNESCO, 2022. Disponível em: <https://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/libro_detalle.php?orden=nro_orden&id_libro=2482&pageNum_rs_libros=2&totalRows_rs_libros=1672&orden=nro_orden>. Acesso em 18 out. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n.78, pp. 03-46, abr. 2007a. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/147_Para%20alem%20do%20pensamento%20abissal_RCCS78.pdf Acesso em:20 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Muriel Fuscaldo, Fernando Oliveira Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.