Poéticas do Absurdo: características e manifestações na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213130Palavras-chave:
Teatro do Absurdo, Martin Esslin, Poética do Absurdo na América Latina, Memória da ditadura e arte, Dramaturgia latino-americanaResumo
Neste artigo, são examinadas as manifestações do Teatro do Absurdo na América Latina a partir das influências de autora/es seminais e da/os que se inspiraram pelas obras de Beckett, Ionesco e Genet para o desenvolvimento de sua própria linguagem teatral. São expostos os processos históricos que serviram como base para o surgimento dessa manifestação teatral. Exemplifica-se a reinvenção do absurdo na América Latina por meio de textos dramatúrgicos específicos, destacando a ênfase na violência como uma ferramenta crítica central. Abordam-se temas significativos para a região, como exílio, tortura e desesperança, que refletem desigualdades sociais e ações coercitivas do Estado. Além disso, explora-se a influência duradoura do Teatro do Absurdo, especialmente em dramaturgos contemporâneos no Brasil, e se analisa como essa convenção teatral pode ser adaptada e explorada em diversos contextos históricos e culturais, gerando novas estéticas e poéticas para o teatro contemporâneo.
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