Terra de imbunches y ch’uqtas: a dis-capacidad como dispositivo colonial na América Latina e Caribe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213227Palavras-chave:
Dis-capacidad, Dispositivo colonial, Diáspora, ColonialidadeResumo
Este ensaio faz uma análise da dis-capacidad [termo utilizado em espanhol para nomear à “deficiência”] como dispositivo colonial na América Latina, com destaque nas implicações ontológicas e ético-políticas que isso tem, especialmente para os corpos que foram rotulados como deficientes. Além disso, neste ensaio propõe-se uma resposta alternativa para esta ontologia colonial, reconhecendo a existência de corpos não normativos, imbunches y ch’uqtas —termos que fazem referência às identidades e experiências das pessoas que desafiam a normatividade imposta/importada—, como formas singulares de resistência na diáspora ao discurso e às práticas hegemônicas. Examina-se, então, a noção de dis-capacidad com olhar crítico e a partir da perspectiva decolonial do pensamento latino-americano, que a entende como um constructo sociocultural que é utilizado como ferramenta de dominação e opressão. Argumenta-se, assim, que a dis-capacidad é imposta aos corpos para manter e reproduzir estruturas de poder e controle. Enquanto que, a diáspora é proposta como um espaço de abertura e possibilidade de resistência contra a ontologia colonial da dis-capacidad. Neste sentido, convida-se a repensar e questionar as categorias impostas, promovendo uma concepção mais inclusiva e de respeito da diversidade dos corpos.
imposta/importada—, como formas singulares de resistência da diáspora ao discurso e às práticas hegemônicas. Examina-se, então, a noção de dis-capacidad na perspectiva crítica, como um constructo sociocultural que é utilizado como ferramenta de dominação e opressão no contexto colonial. Argumenta-se, assim, que a dis-capacidad é imposta aos corpos para manter e reproduzir estruturas de poder e controle. Enquanto que, a diáspora é proposta como um espaço de abertura e possibilidade de resistência contra a ontologia colonial da dis-capacidad. Neste sentido, convida-se a repensar e questionar as categorias impostas, promovendo uma conceção mais inclusiva e de respeito da diversidade dos corpos.
Downloads
Referências
BARTON, Len. Sociedad y discapacidad. España: Morata, 1998.
BRÉGAIN, Gildas. Historia y memorias de las manifestaciones callejeras de los" lisiados" a principios de los años 70 en el Cono Sur (Argentina, Chile, Uruguay). Argentina. Pasado Abierto. Revista del DEHis. v. 7, n. 13, s.p. ene-jun, 2021. Disponible en: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/pasadoabierto/article/view/4723/5270. Consulado en: 17 dic. 2023.
BROGNA, Patricia Claudia. Condición de adulto con discapacidad intelectual. Posición social y simbólica de “otro”. Comité Tutoral: Dr. Jorge Cadena Roa; Dra. Susana García Salord; Dr. Ricardo Mansilla. 2012. 181f. Tesis de Doctorado, Ciencias Políticas y Sociales, Universidad Nacional Autónoma de México, México, 2012. Disponible en: http://132.248.9.195/ptd2013/abril/0693202/0693202.pdf. Consultado el: 17 dic. 2023.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La hybris del punto cero: ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). Bogotá: Pontifícia Universidad Javeriana, 2005. Disponible en: https://biblioteca.clacso.edu.ar/Colombia/pensar-puj/20180102042534/hybris.pdf. Consultado el: 28 nov. 2023.
DANEl, Paula, Discapacidad y matriz colonial: el caso de las políticas de discapacidad en Argentina. In: YARZA, Alexander; SOSA, Mercedes; PÉREZ. Berenice. Coords. Estudios críticos en discapacidad: una polifonía desde América Latina. Bs. Aires: CLACSO, 2020. Disponible en: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/11477/1/GT-Estudios-criticos-discapacidad.pdf. Consultado el: 01 dic. 2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. El Anti Edipo. Capitalismo y esquizofrenia. Barcelona: Paidós, 1985.
DERRIDA, Jacques. De la Gramatología. México: Siglo XXI Editores, 1986
DÍAZ, Sharon; GÓMEZ, Ana Paula; NOEL MÍGUEZ; María. Decolonialidad y “discapacidad”. Nuevos horizontes de sentido. Bs. Aires: CLACSO, 2023. Disponible en: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/248567/1/Decolonialidad-y-discapacidad.pdf. Consultado el: 01 dic. 2023.
DUSSEL, Enrique. El encubrimiento del otro hacia el origen del “mito de la modernidad”. Ciudad de México: PLURAL, 1994. Disponible en: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/otros/20111218114130/1942.pdf. Consultado en: 01 dic. 2023.
EIESLAND, Nancy L. The Disable God: Toward a Liberation Theology of Disability. Estados Unidos: Abingdon Press, 1994.
FERRANTE, Carolina. Usos, posibilidades y dificultades del modelo social de la discapacidad. Santiago de Chile: Revista Inclusiones. v. 1. n.3, p. 31-55. jul./set. 2014. Disponible en: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/35707/CONICET_Digital_Nro.10da17d8-f161-40aa-ab10-9e57f954d412_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y . Consultado en: 17 dic. 2023
FOUCAULT, Michel. Historia de la sexualidad, vol. 2. Madrid: Siglo XXI, 2019.
GLEESON, Brenda. Disability studies: A historical materialist view. Disability & Society, v. 12, n. 3, p. 179-202, 1997. Disponible en: https://doi.org/10.1080/09687599727326. Consultado en 01 dic. 2023.
HEIDEGGER, Martín. El ser y el tiempo. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
HOZVEN, Roberto. Imbunche y majamama, dos archivos culturales chilenos. Concepción: Atenea, n. 506, p. 153-169. 2o. sem. 2012. Disponible en: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-04622012000200010. Consultado el: 01 dic. 2023
LAPIERRE, Michelle. Estado del arte de la discusión latinoamericana sobre capacitismo. Disability and the Global South, v. 9, n. 1, p. 2152-2180, 2022 Disponhible en: https://www.researchgate.net/publication/363648480_Estado_del_arte_de_la_discusion_latinoamericana_sobre_capacitismo. Consultado el: 17 dic. 2022
LE GOFF, Jacques. Lo maravilloso y lo cotidiano en el Occidente medieval. Barcelona: Gedisa, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidad e infinito, ensayo sobre la exterioridad. Salamanca: EDICIONES SÍGUEME, 2002.
MALDONADO RAMÍREZ, Jonnathan. Repensar la práctica del cuidado en el contexto del síndrome de Down. Debate Feminista. Ciudad de México: UNAM, n. 53, p. 53-69. 2017 Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0188947817300026/pdf. Consultado el: 17 dic. 2023.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ; Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (comps). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central IESCO. Bogotá: Siglo del Hombre Editores. 2007.
McRUER, Robert. Teoría crip: Signos culturales de lo queer y de la discapacidad. España: Kaótica Libros, 2021.
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. España: Gedisa, 2005.
OLIVER, Michael. Capitalism, disability and ideology: A materialist critique of the Normalization principle. In: FLYNN, Robert. and RAYMOND, Lemay, A Quarter-Century of Normalization and Social Role Valorization. Ottawa: University Ottawa Press. Evolution and Impact. 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1cn6s45.
PACHÓN, SOTO, Damián. Nueva perspectiva filosófica en América Latina; el grupo modernidad/colonialidad. Ciencia Política, n.5, p. 8-53, ene.-jun. 2008. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3663394.pdf. Consultado el: 17 dic. 2023
PALACIOS, Agustina. El modelo social de la discapacidad: orígenes, caracterización y plasmación en la Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Madrid: CERMI, 2008. Disponible en: https://www.cermi.es/sites/default/files/docs/colecciones/Elmodelosocialdediscapacidad.pdf. Contulado en: 27 mayo 2022
PÉREZ, Juan Carlos. Nuevo diccionario Quechua-Español, Español-Quechua. España. Universidad de Valencia: 2012.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: Cuestiones y horizontes : de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Buenos Aires: CLACSO, 2014a. Disponible en: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf Consultado en: 1 dic. 2023.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: Lander, E. (comp.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO / UNESCO. 2014b. Disponible en: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140507042402/eje3-8.pdf. Consultado en: 17 dic. 2023
QUIJANO, Aníbal. Don Quijote y los molinos de viento en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2006. Disponible en: https://biblioteca.clacso.edu.ar/Costa_Rica/dei/20120711013853/donquijote.pdf. Consultado en: 01/12/2023.
REYNOLDS, Thomas E. Vulnerable Communion: Vulnerable Communion: A Theology of Disability and Hospitality. Michigan: Brazos Press, 2008.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
SCHMIDT, Gonzalo; PREZIO, Antonella; VALLEJO, Carolina; RAMÍREZ, Jaime. Retrospectiva del Movimiento Social Británico de Discapacidad Sociotramas, Ecuador, sept. 2023. Disponible en: https://www.sociotramas.org/post/retrospectiva-del-movimiento-social-brit%C3%A1nico-de-discapacidad. Consultado en: 01 dic. 2023.
TATIÁN, Diego. Baruch. Buenos Aires: Gedisa, 2012.
UNIÓN (Unión de discapacitados físicos contra la segregación); ALIANZA (Alianza de la discapacidad). Principios fundamentales sobre la discapacidad (Manifiesto UPIAS 1975). (Trad. Gonzalo F. Schmidt). Sociotramas, Ecuador, oct. 1997. Disponible en: https://www.sociotramas.org/post/traducci%C3%B3n-al-espa%C3%B1ol-de-manifiesto-upias-1975. Consultado en: 01 dic. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diana Carolina Vallejo Ortega

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.