A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea

Autores

  • Rose Gurski Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Psicologia
  • Marcelo Ricardo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Educação; Departamento de Ciências Aplicadas à Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420150005

Palavras-chave:

adolescência, experiência, psicanálise, tempo

Resumo

Este artigo, na forma de ensaio, resulta de uma pesquisa teórica que discutiu as categorias da experiência e do tempo para a constituição psíquica do adolescente. Articulando a psicanálise do adolescente com o tema do tempo e o conceito de experiência em Walter Benjamin, problematizamos a passagem adolescente em meio às configurações do tempo no laço social. O artigo sugere que não nos precipitemos na ciranda de diagnósticos, pois a sintomatologia da adolescência atual pode ser tomada como um modo de expressão do sofrimento juvenil quando do encontro com as condições da cultura. Tais condições podem produzir uma dilatação do tempo de compreender, adiando o encontro com o momento de concluir. Assim, a fim de que se construam condições para o sujeito se precipitar em uma interpretação de si, além do instante, do tempo e do momento, surgiria uma espécie de intervalo como efeito de dilatação do tempo de compreender.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea. (2016). Psicologia USP, 27(3), 429-440. https://doi.org/10.1590/0103-656420150005