Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português

Autores

  • Joana Carneiro Pinto Universidade Católica Portuguesa; Faculdade de Ciências Humanas
  • Liliana Faria Universidade Europeia
  • Helena Rebelo Pinto Universidade Católica Portuguesa; Faculdade de Ciências Humanas
  • Maria do Céu Taveira Universidade do Minho; Escola de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420150015

Palavras-chave:

necessidades, intervenção psicológica, ensino superior

Resumo

Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português. (2016). Psicologia USP, 27(3), 459-472. https://doi.org/10.1590/0103-656420150015