Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420150015Palavras-chave:
necessidades, intervenção psicológica, ensino superiorResumo
Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.Downloads
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Publicado
2016-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português. (2016). Psicologia USP, 27(3), 459-472. https://doi.org/10.1590/0103-656420150015