Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão

Autores

  • Diana Villac Oliva Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420140099

Palavras-chave:

educação inclusiva, aprendizagem, currículo, deficiência visual

Resumo

O acesso à escola regular para pessoas com deficiência é um ganho na história da educação. No entanto, barreiras à aprendizagem e à participação dificultam o cotidiano escolar dos alunos em situação de inclusão, sendo necessária a mobilização de recursos - humanos, físicos, políticos etc. - nas escolas e comunidades. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade do trabalho inclusivo oferecido a uma aluna com deficiência visual que frequenta classe regular, por meio da identificação de barreiras e recursos à sua aprendizagem e participação. Os resultados apontaram que no cotidiano escolar da aluna foco da pesquisa há situações de inclusão e exclusão. A ausência de adequações curriculares para a acessibilidade resulta na exclusão do conteúdo, que é passado sinteticamente à aluna, de forma que a escola pode ser considerada como tendo baixo grau de inclusão. Embora a socialização da aluna pareça preservada, sua aprendizagem está sendo parcialmente negligenciada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. (2016). Psicologia USP, 27(3), 492-502. https://doi.org/10.1590/0103-656420140099