Eu não ando só: Hannah Arendt e o compromisso da educação

Autores

  • Paula Fontana Fonseca Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem,do Desenvolvimento e da Personalidade

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420140107

Palavras-chave:

Hannah Arendt, 1906-1975, educação, ética, política

Resumo

Este artigo apresenta considerações acerca da relação entre o eu e o mundo, ou ainda entre ética e política, no pensamento de Hannah Arendt. O propósito é analisar a afirmação da autora de que o educador assumiria uma responsabilidade pelo mundo ao apresenta-lo à criança. Temos como hipótese que a educação, esse ato de compromisso com o mundo, pode ser sustentada como uma articulação de política e ética no pensamento de Hannah Arendt.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Eu não ando só: Hannah Arendt e o compromisso da educação. (2016). Psicologia USP, 27(3), 503-509. https://doi.org/10.1590/0103-656420140107