Avaliação da memória de trabalho em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Lucinete de Freitas Messina Universidade de São Paulo
  • Klaus Bruno Tiedemann Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000200005

Palavras-chave:

Memória, Déficit de Atenção, Hiperatividade, TDAH, Neuropsicologia

Resumo

Esse projeto investigou as habilidades cognitivas da Memória de Trabalho de crianças e adolescentes com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foi aplicado teste TIHC - Teste Infantil de Habilidades Cognitivas informatizado, avaliando principalmente cinco habilidades cognitivas Raciocínio Indutivas (RI), Memória de Armazenamento Auditiva (MAA) e Visual e Memória de Trabalho Auditiva (MTA) e Visual (MTV) usando o modelo de Cattell-Horn-Carroll. O teste foi aplicado em 62 sujeitos sendo 32 com TDAH do Hospital das Clínicas-SEPIA-USP e 30 sujeitos controle normal do Ensino Fundamental da rede municipal de 1ª à 8ª séries com idades entre 7 e 15 anos, de ambos os sexos. As análises executadas indicaram a existência de diferenças em diversos aspectos relacionados à memória nos tipos peculiares de crianças com TDAH. Verificou-se que as crianças com TDAH obtiveram bom desempenho nas provas de memória visual em detrimento as provas de memória auditiva. A correlação dos resultados do TIHC verificara que o tempo de reação da prova de memória de armazenamento visual manteve uma correlação significativa com a prova de cálculo.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação da memória de trabalho em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. (2009). Psicologia USP, 20(2), 209-228. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000200005