O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil

Autores

  • Celia Vectore Universidade Federal de Uberlândia; Faculdade de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000300010

Palavras-chave:

Interação professor-aluno, Ensino pré-escolar, Recreação, Crianças, Mediação

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil. (2003). Psicologia USP, 14(3), 105-131. https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000300010