Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura?

Autores

  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Fraulein Vidigal de Paula Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Viviane do Rocio Barbosa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133713

Resumo

A consciência morfológica diz respeito à habilidade para refletir sobre as menores unidades de sentido de uma língua e utilizá-las intencionalmente na estruturação e reconhecimento das palavras. São apresentados argumentos que apoiam a ideia de que no português, como em outras línguas alfabéticas, a consciência morfológica contribui tanto para a compreensão de leitura como para o desempenho. Participaram 72 alunos de 3º, 4º e 5º anos de uma escola pública (Curitiba-PR), separados em dois grupos de desempenho ortográfico para cada um dos anos letivos. A coleta de dados envolveu a aplicação de sete instrumentos de avaliação, sendo: um de ortografia, três de consciência morfológica e dois de compreensão de leitura de texto. A análise dos dados empíricos apresentados mostra que o desempenho nas tarefas de avaliação da consciência morfológica (flexional e derivacional) contribui significativamente para explicar a variância de desempenho dos participantes em ambas as habilidades, ou seja, compreensão de leitura e escrita ortográfica.

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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura?. (2014). Psicologia USP, 25(2), 201-212. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133713