Construção de significados e ambiguidades na supervisão de estágio em psicologia

Autores/as

  • Nádia Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Marina Assis Pinheiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Candy Estelle Laurendon Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200064

Palabras clave:

construção de significados, ambiguidades, dialogismo, intersubjetividade, supervisão de estágio em psicologia

Resumen

Na formação de psicólogos, o tripé supervisão-estágio-ensino é fundamental para o desenvolvimento de competências profissionais. Todavia a relação estreita entre estas três esferas ocasiona, por vezes, uma compreensão nebulosa sobre a práxis concernente a cada um destes campos. À luz do dialogismo bakhtiniano e da intersubjetividade, este artigo visa a analisar a construção de significados sobre supervisão de estágio, por meio das ambiguidades que enlaçam esta atividade. Foi possível analisar que as ambiguidades permeadas pelo tripé formativo ocasionam tensões nas relações intersubjetivas, sendo balizadoras na construção de novos significados sobre a atividade de supervisão. Estes significados são tecidos pela negociação com as outridades que permeiam essa atividade formativa e pelo contexto em que são realizadas. Isto posto, estudos desta natureza propiciam uma compreensão mais ampla sobre conhecimentos teóricos/práticos concernentes ao campo da supervisão, o que pode ensejar a construção de estratégias facilitadoras na formação de psicólogos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Nádia Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

  • Marina Assis Pinheiro, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

  • Candy Estelle Laurendon, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Publicado

2022-09-19

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Construção de significados e ambiguidades na supervisão de estágio em psicologia. (2022). Psicologia USP, 31, e200064. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200064