Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo

Autores/as

  • Joana Carneiro Pinto Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200048

Palabras clave:

estilos de coping, transição, validade do teste, carreiras

Resumen

Este artigo apresenta o estudo da validade de conteúdo da Escala (Re)Career: Estilos de Coping, constituída por 36 questões acerca do modo como diferentes pessoas, com 55 anos ou mais, pensam e sentem as transições de carreira. A escala foi avaliada por especialistas reconhecidos em orientação vocacional (n = 6) e por um grupo de participantes (n = 4) pertencentes ao grupo-alvo a que o instrumento se destina. Avaliou-se a validade de conteúdo da escala, por meio da análise da relevância e clareza dos itens e da relação entre cada item e sua respectiva dimensão. Os resultados indicam qualidades satisfatórias concernentes à relevância (IVC =.991; Kappa =.488), associação entre item e fator (% acordo = 95%) e validade aparente, tendo sido sugeridas melhorias quanto à clareza de alguns itens (IVC =.944; Kappa =.379). Estes resultados justificam o investimento em estudos futuros de validação empírica, nomeadamente através de análises fatoriais.

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Biografía del autor/a

  • Joana Carneiro Pinto, Universidade Católica Portuguesa

    Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas. Lisboa, Portugal

Publicado

2021-11-08

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo. (2021). Psicologia USP, 32, e200048. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200048