Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores

Autores/as

  • Belmira Oliveira Bueno Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Cynthia Pereira de Sousa Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Denice Barbara Catani Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Maria Cecilia C.C. de Souza Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771993000100014

Palabras clave:

Memória, Formação de Professores, Mulheres, Autobiografia

Resumen

O trabalho analisa os fundamentos teóricos e as potencialidades práticas de formação de professores baseados em interpretações autobiográficas e relatos de formação intelectual. Discute questões teóricas relativas à memória individual e coletiva, aos processos tradicionais de educação docente e aos estudos sobre gênero, em especial sobre a condição feminina e o trabalho de magistério. Destaca e analisa também a fecundidade da proposta de geração de uma contra-memória profissional, mediante a produção de autobiografias e relatos, no processo deformação continuada de professores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1993-01-01

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores . (1993). Psicologia USP, 4(1-2), 299-318. https://doi.org/10.1590/S1678-51771993000100014