Aprender a aprender, educação superior e desenvolvimento moral

Autores/as

  • Danilo Rothberg Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200005

Palabras clave:

Ensino superior, Desenvolvimento moral, Aprendizagem

Resumen

A constituição da atitude de aprender a aprender merece atenção na medida em que é influenciada pelo estágio de desenvolvimento moral do estudante. Este artigo retoma características do processo de amadurecimento moral da criança ao adulto, detalhadas por Habermas (1989), relacionando-as à formação de conceitos tal como foi investigada por Vigotski (2000). O objetivo é indicar caminhos para a afirmação de uma postura adequada que facilite a aprendizagem no âmbito universitário e estimule a construção de um relacio­namento ideal em sala de aula, em que os papéis do professor e do aluno estejam deli­neados com clareza.

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Publicado

2006-06-01

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Aprender a aprender, educação superior e desenvolvimento moral. (2006). Psicologia USP, 17(2), 85-111. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200005