Capacidade inovadora e vantagem competitiva: um estudo de caso em empresas brasileiras
Palabras clave:
Capacitação inovadora, redes de inovação, vantagem competitiva.Resumen
O propósito deste artigo é contribuir para o debate sobre como empresas criam ambientes organizacionais compatíveis com o desenvolvimento de inovações, por meio de sua cultura, recursos, competências e do uso de redes interorganizacionais. Estes fatores, no seu conjunto, são conhecidos como capacitação inovadora. Para atingir este objetivo, uma revisão bibliográfica é desenvolvida para dar suporte a uma pesquisa exploratória, conduzida na forma de estudos de caso sobre gestão da inovação em duas empresas inovadoras, cada qual em um setor industrial. Uma análise dos resultados dos estudos exploratórios sugere que a construção de uma capacidade inovadora pode ter diferentes significados em diferentes empresas que atuam em mercados com padrões tecnológicos diferenciados. Um melhor entendimento sobre a construção de capacitação inovadora verificada entre diferentes setores industriais ajuda as empresas a melhor alocar seus recursos visando ampliar a capacidade inovadora e, consequentemente, desenvolver uma vantegem competitiva sustentável.Descargas
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Publicado
2009-02-27
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Artigos
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Cómo citar
Capacidade inovadora e vantagem competitiva: um estudo de caso em empresas brasileiras. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 57-72. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79110