Empreendedorismo cultural na produção cinematográfica: a ação empreendedora de realizadores de filmes pernambucanos
Palavras-chave:
Empreendedorismo Cultural, Produção Cinematográfica, Cinema Pernambucano.Resumo
O desenvolvimento do capitalismo informacional tem contribuído para o crescimento da produção de bens simbólicos e, nesse contexto, os produtores de bens culturais possuem a capacidade de se tornar agentes de desenvolvimento por meio de uma ação coletiva. O objetivo do estudo reside em compreender a ação empreendedora da produção cinematográfica no estado brasileiro de Pernambuco, onde filmes recentes têm recebido reconhecimento nacional e internacional. Abordamos a busca de um conceito possível para o empreendedor cultural; a apresentação do contexto local da produção cultural; e a dinâmica de uma produção cultural empreendedora. O corpus do estudo é constituído de três entrevistas em profundidade com realizadores de filmes locais e a tarefa analítica foi realizada utilizando-se a análise de discurso. As dimensões discursivas reveladas nos resultados apontam para uma demanda por novos formatos e estruturas organizacionais orgânicas. A gestão da produção de cada filme indica uma dinâmica organizacional pautada na colaboração, em “aventuras” conjuntas, em uma “governança invisível” e na tomada de decisão colegiada em rede. A tecnologia social colegiada possibilita a geração de capital intelectual, social, econômico e cultural, por meio do multidirecionamento da ação empreendedora no campo da cultura.Downloads
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Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Empreendedorismo cultural na produção cinematográfica: a ação empreendedora de realizadores de filmes pernambucanos. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(3), 78-99. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79227