Estudo de casos sobre transferência de tecnologia para spin-offs universitários em Portugal
Palabras clave:
Tecnologia, Spin-off, Universidade, Transferência.Resumen
A universidade é uma fonte para o desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados no conhecimento e tecnologia. A transferência de tecnologia da universidade para a indústria pode ser feita através de vários mecanismos como a criação de spin-offs universitários. Este artigo analisa quatro spin-offs universitários e os gabinetes de apoio à transferência de tecnologia e empreendedorismo de duas universidades portuguesas, contribuindo, desta forma, para um melhor conhecimento sobre um fenómeno emergente em vários países. Os resultados encontrados revelam que a universidade se mostra mais presente na fase inicial do processo de transferência. A entrada de financiadores viabiliza os spin-offs, mas na maioria dos casos implica para o universitário fundador a perda da maioria do capital e do controlo do spin-off criado em contexto académico. No processo de transferência de tecnologia para os spin-offs universitários identificaram-se ainda as seguintes principais dificuldades: custos associados à inovação, défice de investimento, e conquista de credibilidade e de parceiros estratégicos.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-04-24
Número
Sección
Artigos
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Cómo citar
Estudo de casos sobre transferência de tecnologia para spin-offs universitários em Portugal. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(1), 167-187. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79255