Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Eficiência, Bancos, Análise Envoltória de DadosResumo
Apesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.Downloads
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Publicado
2014-04-13
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 138-161. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903