Foco e Escopo

Os leitores da RAUSP são pesquisadores e praticantes de Administração. As variadas posições ocupadas por eles significam que a formação e os conhecimentos que possuem são bastante diferentes. Para que todos os artigos sejam acessíveis a todos os leitores, é importante que tenham linguagem e apresentação adequadas. Clareza e concisão no desenvolvimento das idéias são fundamentais.

CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS ARTIGOS
Os artigos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol e devem respeitar vários aspectos quanto a escopo, objetivo, formato, ciclo de vida .

Escopo
Os artigos podem cobrir ampla variedade de tópicos e práticas de Administração em diferentes setores industriais, áreas geográficas e especialidades funcionais.

Objetivo

Os leitores da RAUSP devem sentir-se motivados a estabelecer uma agenda de discussão dentro de suas organizações sobre os conceitos expostos na Revista. Para isso, os artigos devem provocar insights inéditos que contribuam para: incrementar a experiência de administradores e pesquisadores; aumentar o conhecimento sobre o funcionamento das organizações; melhorar o entendimento sobre como lidar com os crescentes desafios da Administração. Os artigos podem atender a esse objetivo principal de quatro maneiras distintas: oferecendo novas idéias e abordagens diferentes de Administração; relatando as melhores práticas e técnicas administrativas utilizadas em diferentes organizações; analisando soluções inovadoras de casos práticos da Administração;  comunicando pesquisas recentes de vanguarda em Administração.

Formato
Os artigos a serem publicados na RAUSP devem possuir formato que valorize a conceituação, seguindo roteiro determinado: apresentação do objetivo conceitual; desenvolvimento do raciocínio; conclusões.

Ciclo de vida
O ciclo de durabilidade dos artigos deve ser longo. O artigo não deve ser um produto perecível, sem valor futuro. Suas idéias e seus conceitos devem ser sólidos o suficiente para resistirem durante longo período de tempo.

AVALIAÇÃO
Os artigos enviados para apreciação são avaliados por um Corpo de Avaliadores Ad Hoc no sistema double blind review, ou seja, o(s) autor(es) não é(são) do conhecimento dos Avaliadores e vice-versa, em momento algum do processo.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Indexação

  • Dare Databank
    UNESCO – Social and Human Sciences Documentation Centre (SHS/DC)
  • Public Affairs Information Service, Inc. (PAIS)
  • Ulrich’s Periodicals Directory

Copyright

Detentor dos Direitos Autorais: Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

  • As matérias assinadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
  • É permitida a publicação de trechos dos artigos, com autorização prévia e identificação da fonte.

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP/Comissão de Credenciamento.
  • Fundação Instituto de Administração

Histórico do periódico

Em 1946, o Serviço de Documentação do Departamento do Serviço Público foi transferido para a Universidade de São Paulo (USP) como parte integrante da então recém-instalada Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Ao mesmo tempo, a revista de Administração Pública, publicação oficial desse departamento, passou a ser editada pelo Instituto de Administração, anexo à cadeira de Ciência da Administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, com a denominação de Revista de Administração. Em março/1947 foi editado pela USP o primeiro número da Revista de Administração. Em 1967 houve a interrupção da publicação – reforma universitária – e sua reativação ocorreu em 1977. A RAUSP é uma publicação trimestral do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), e divulga artigos de autores nacionais e estrangeiros, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade em um processo de double blind review.