Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5700/rausp1220Resumo
O objetivo é propor um modelo para explicar como os termos contratuais são selecionados na presença de poder: poder de contrato. O setor de suco de laranja ilustra a análise, indicando os efeitos do poder de contrato na organização econômica do setor. Poder de contrato é definido como a capacidade de explorar lacunas ou falhas contratuais, que são deixadas incompletas estrategicamente. Evidências empíricas a partir da análise de conteúdo de documentos de defesa da concorrência suportam a lógica do poder de contrato de três formas: evitando a mudança no método de pagamento de peso para conteúdo de sólido (qualidade); utilizando informações assimétricas para manipular índices na fórmula de cálculo do preço da laranja; e atrasando deliberadamente a colheita da laranja e, consequentemente, reduzindo seu peso e preço. O artigo contribui para o entendimento da seleção dos termos do contrato, bem como as formas de atuação de escritórios de defesa da concorrência sobre este tópico.Downloads
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Publicado
2016-03-01
Edição
Seção
Estratégia & Economia de Empresas
Como Citar
Poder e seleção de termos contratuais: o caso do setor de suco de laranja brasileiro . (2016). Revista De Administração, 51(1), 5-19. https://doi.org/10.5700/rausp1220