Orientação internacional e comprometimento exportador na rápida internacionalização de pequenas e médias empresas: validação de escalas e implicações para o caso brasileiro

Autores

  • Marcelo André Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Walter Meucci Nique Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Bentancur Fehse Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.002

Resumo

Recentemente, um conjunto de mudanças no ambiente competitivo mundial trouxe à tona um novo tipo de organização em que, desde sua criação, uma parcela significativa de seu faturamento provém de atividades internacionais desenvolvidas em mais de um continente. Nesse contexto, o processo de internacionalização de empresas por estágios e de caráter incremental perdeu seu poder explicativo no caso dessas novas pequenas e médias empresas (PME). Assim, o presente estudo revisou os construtos da orientação internacional (OI) e de comprometimento com a exportação (CE), dentro do campo teórico da rápida internacionalização de PMEs, para identificar escalas que melhor aferissem essas dimensões no contexto brasileiro. Após a revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, as escalas de OI e CE propostas por Knight e Cavusgil (2004) e Shamsuddoha e Ali (2006), respectivamente, foram aplicadas em uma amostra de 398 empresas brasileiras exportadoras de pequeno e médio porte. Apesar das diferenças conjunturais e situacionais inerentes às empresas brasileiras, as escalas selecionadas apresentaram elevada confiabilidade de mensuração. Ainda, os resultados da pesquisa de campo trazem evidências da existência do fenômeno da rápida internacionalização de PMEs no Brasil, bem como reforçam alguns pressupostos teóricos de outras investigações empíricas feitas com amostras de PMEs em países desenvolvidos.

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Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Strategy & Business Economics

Como Citar

Orientação internacional e comprometimento exportador na rápida internacionalização de pequenas e médias empresas: validação de escalas e implicações para o caso brasileiro . (2016). Revista De Administração, 51(3), 255-265. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.002