Análise da competitividade do setor calçadista do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200004Palavras-chave:
setor calçadista, cluster, competitividade, fatores e subfatores de competitividadeResumo
No final da década de 1990, verificou-se a adoção internacional de estratégias públicas e privadas visando ao crescimento das exportações e ao desenvolvimento local sustentado. Essas iniciativas demandaram de governos, indústrias, fornecedores, instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), representantes de classe, entre outros, a busca por uma maior integração que levasse a vantagens competitivas advindas dessa proximidade. Esse fator, aliado a aspectos históricos e culturais, impulsionou o surgimento dos clusters no Brasil. Neste trabalho, apresentam-se os clusters calçadistas do estado de São Paulo e como seus agentes estão se organizando para a construção e a consolidação de suas vantagens competitivas. A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa, com o uso do estudo de casos múltiplos. No desenvolvimento desse estudo, foram identificados fatores e subfatores de competitividade para os clusters calçadistas. Esses fatores foram analisados segundo sua importância para a competitividade do cluster como um todo, bem como quanto aos seus níveis de desenvolvimento no cluster analisado, segundo a percepção de cada um dos agentes pesquisados. A pesquisa revelou que o nível de envolvimento de cada um dos agentes nos clusters analisados varia de cidade para cidade. Além disso, cada cluster prioriza fatores diferentes na busca de maior competitividade para o setor calçadista de sua cidade.Downloads
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Publicado
2008-06-01
Edição
Seção
Estratégia & Economia de Empresas
Como Citar
Análise da competitividade do setor calçadista do estado de São Paulo. (2008). Revista De Administração, 43(2), 162-175. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200004