Em busca da identificação de valores regionais: subsídios para discussão de estratégias mercadológicas

Autores

  • Vivian Iara Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo
  • Danny Pimentel Claro Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Silvio Abrahão Laban Neto Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Programas de MBA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000200003

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, valores sociais, cultura, microcultura, subcultura

Resumo

Devido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e outros estados representa, simultaneamente, oportunidades e desafios, em virtude das particularidades regionais do país. Uma maneira de identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo dos valores sociais. Neste trabalho, procura-se identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Na revisão teórica, abordam-se cultura e microcultura enfatizando valores sociais. O modelo de análise baseia-se na lista de valores terminais e instrumentais de Rokeach. Foi realizada análise documental e de conteúdo das transcrições de oito grupos de foco sobre o tema viagem. Os valores identificados apresentam variações interessantes, indicando a predominância de imaginação e lógica em Belém, enquanto Porto Alegre se caracteriza como gentil e útil. Em Salvador há o predomínio da capacidade e da intelectualidade, enquanto a ambição e o amor se destacam em São Paulo. Os resultados mostram que existe um corpo comum de valores em todas as cidades, como independência e responsabilidade, além do trabalho e da família. O estudo oferece evidências de que, apesar de fazerem parte de um mesmo país, brasileiros em diferentes capitais apresentam padrões de valores sociais diferenciados e essas diferenças necessitam ser consideradas pelas empresas na elaboração de suas estratégias mercadológicas.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Em busca da identificação de valores regionais: subsídios para discussão de estratégias mercadológicas. (2010). Revista De Administração, 45(2), 116-129. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000200003