Fluxos e poder nos canais de distribuição de etanol carburante: um estudo qualitativo no estado de São Paulo

Autores

  • Maíra Bacha Lopes Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção
  • Andrea Lago da Silva Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção
  • Marco Antonio Conejero Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000400005

Palavras-chave:

etanol carburante, canais de distribuição, fluxos de marketing, poder

Resumo

Apesar de muito se discutir a respeito da expansão do etanol carburante no mercado interno, pouca atenção tem sido dada à compreensão de como ocorre a distribuição desse produto. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as funções, os fluxos e o poder nos canais de distribuição do etanol carburante para atender à demanda interna pelo combustível. Após revisão bibliográfica a respeito de canais de distribuição e bases de poder aplicadas ao estudo dos canais de distribuição, realizou-se uma pesquisa de campo. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foi aplicado o método de estudo multicasos para a coleta e a análise dos dados em 14 empresas (usinas, grupos de comercialização, distribuidoras e postos revendedores) do estado de São Paulo. Como resultado, constatou-se que as usinas são responsáveis pelos fluxos de produção e armazenagem do etanol; as distribuidoras assumem maiores responsabilidades pelos fluxos de armazenagem, pedidos e pagamento, financiamento, promoção e serviços; e os postos revendedores, por sua vez, pelos fluxos de serviços e promoção. Pôde-se concluir que predomina, na relação entre esses diferentes membros do canal, a existência dos poderes de legitimidade e referência. A presença dessas formas de poder interfere na maneira como se estabelecem as estruturas de comercialização no canal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Fluxos e poder nos canais de distribuição de etanol carburante: um estudo qualitativo no estado de São Paulo. (2010). Revista De Administração, 45(4), 356-372. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000400005