Desafios no estudo de famílias nucleares: etapas iniciais de análise
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400015Palavras-chave:
Agregação familiar, Heritabilidade, Perímetro da cintura, Volume semanal de atividade física, MuzambinhoResumo
Os estudos em famílias nucleares possibilitam a avaliação da existência de agregação familiar numa dada característica, permitindo avaliar o quanto da variação dessa característica na população pode ser atribuída à variação genética existente entre os sujeitos. Os resultados desses estudos possibilitam a elaboração de estratégias de intervenção mais eficientes e direcionadas, além de serem o ponto de partida para estudos mais complexos de epidemiologia genética, como a identificação de genes responsáveis pela característica em análise. Nas áreas de Ciências do Desporto e Educação Física, alguns estudos têm sido realizados para verificar a existência de agregação familiar e a influência genética em traços relacionados a estados de saúde, atividade e desempenho físicos. Entretanto, esses esforços revelam-se escassos em populações lusófonas e são, praticamente inexistentes, na população brasileira. Dessa forma, o presente artigo teve como propósito abordar, de forma simples e introdutória, aspectos importantes de estudos em famílias nucleares. Para tanto, foram analisadas as duas fases iniciais dos estudos de Epidemiologia Genética, ou seja, a identificação e quantificação da agregação familiar e da heritabilidade. As diferentes etapas de análise foram exemplificadas com dados reais, coletados em famílias nucleares pertencentes a um estudo realizado na cidade de Muzambinho-MG. Espera-se que esse artigo forneça subsídios e estímulo aos pesquisadores iniciantes neste tipo de investigação.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Forjaz, C. L. de M., Bartholomeu, T., Rezende, J. A. S., Oliveira, J. A. de, Basso, L., Tani, G., Prista, A., & Maia, J. A. R. (2011). Desafios no estudo de famílias nucleares: etapas iniciais de análise . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(4), 717-730. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400015
Edição
Seção
Artigos Originais - Pedagogia e Comportamento
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