Aspectos da ?drive for muscularity?em estudantes de Educação Física

Autores

  • Angela Nogueira Neves Betanho Campana Universidade Sagrado Coração
  • Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200233

Resumo

“Drive for muscularity” refere-se ao desejo de alcançar um corpo musculoso idealizado e ao grau de preocupação que o sujeito pode ter a respeito do aumento da sua musculatura e a motivação para se tornar mais musculoso. O propósito deste estudo foi o de contribuir para a compreensão do “drive for muscularity” no cenário brasileiro, procurando identificar crenças, sentimentos e comportamentos a este constructo relacionados, em estudantes de educação física do sexo masculino. Dois grupos focais, com cinco participantes cada, foram realizados para evidenciar elementos de “drive for muscularity”. Através da análise de decomposição temática foram identificados dois temas, nos quais foram distribuídos cinco subtemas: “é importante ser musculoso”; “é importante ser suficientemente musculoso”; “construção do corpo musculoso”; “o peso de estar fora do padrão” e “o preço para atingir o padrão”. Concluiu-se que aparência e a função são importantes, aquele que parece forte também deve ser capaz de fazer força. O corpo suficientemente musculoso, com baixo percentual de gordura é aquele valorizado, inclusive no mercado de trabalho. A forma mais lícita de alcançar o corpo musculoso é através da rotina ascética de treinamento, alimentação balanceada e descanso. Os suplementos alimentares são recursos adicionais aceitos. O uso de esteroides anabolizantes por aqueles com “herança genética” desfavorável é inicialmente “perdoado”, mas o corpo que resulta deste recurso é fonte de sentimentos ambíguos.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Campana, A. N. N. B., & Tavares, M. da C. G. C. F. (2014). Aspectos da ?drive for muscularity?em estudantes de Educação Física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(2), 233-248. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200233