Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400003Palabras clave:
Jogo, Arte, Educação física, Pluralidade culturalResumen
Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares.Descargas
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Publicado
2005-12-01
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Cómo citar
Knijnik, S. C. F., & Knijnik, J. D. (2005). Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(4), 285-293. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400003