Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000300004Palabras clave:
Desenvolvimento motor, Padrões fundamentais de movimento, Comportamento motorResumen
Uma das fases de desenvolvimento motor na infância, no qual se adquire os padrões fundamentais de movimento, estende-se aproximadamente dos dois aos sete anos de idade. O objetivo do presente estudo foi investigar o estágio de tais padrões (saltar, correr, chutar, arremessar e receber) de alunos praticantes de educação física escolar, do 3o. período do ensino infantil, 1a. e 2a. séries do ensino fundamental. Os dados foram filmados e posteriormente analisados conforme protocolo proposto por McClenaghan e Gallahue (1985). Os resultados mostraram que o grupo do 3o. período apresentou os componentes dos padrões de movimento no estágio elementar e o grupo da 1a. série encontrou-se em um processo de transição entre o estágio elementar e maduro. Por fim, o grupo da 2a. série apresentou os componentes dos padrões no estágio maduro. Os resultados sugerem que o estágio maduro foi atingido apenas entre oito e nove anos de idade, o que contradiz alguns modelos descritivos (Gallahue & Ozmun, 1998; Tani et al., 1988).Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-09-01
Número
Sección
naodefinida
Licencia
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Cómo citar
Maforte, J. P. G., Xavier, A. J. M., Neves, L. A., Cavalcante, A. P. C., Albuquerque, M. R., Ugrinowitsch, H., & Benda, R. N. (2007). Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(3), 195-204. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000300004