Conversa de Golfinho: Reflexões sobre a Bioacústica como Recurso Pedagógico Interdisciplinar no Ensino Básico

  • Nadja Simão Magalhães Universidade Federal de São Paulo. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Palavras-chave: Ensino Básico. Bioacústica. Aprendizagem de Ciências. Física. Extensão universitária.

Resumo

Neste trabalho propomos recursos para o ensino de acústica para os ensinos fundamental e médio baseados em vocalizações de animais coletadas a partir de pesquisas científicas. A proposta focaliza em recursos bibliográficos e computacionais, visando possibilitar interações entre diversas disciplinas escolares através de um ensino de física contextualizado. Além disso, ela pretende favorecer o diálogo dos ensinos médio e fundamental com o ensino superior, onde se originam e transitam aquelas pesquisas. Deste modo, universidades e institutos de pesquisa poderiam dispor de oportunidades de realizarem atividades de extensão junto ao meio escolar, enquanto que este poderia se beneficiar tendo contato mais próximo com recursos associados a investigações científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Simão Magalhães, Universidade Federal de São Paulo. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
professora de Física e Matemática do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (ICAQF - UNIFESP) e pesquisadora em física teórica, incluindo detecção e análise de sinais.
Publicado
2017-05-28
Como Citar
Magalhães, N. (2017). Conversa de Golfinho: Reflexões sobre a Bioacústica como Recurso Pedagógico Interdisciplinar no Ensino Básico. Revista De Cultura E Extensão USP, 17(supl.), 101-117. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p101-117
Seção
Artigos