Conversa de Golfinho: Reflexões sobre a Bioacústica como Recurso Pedagógico Interdisciplinar no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p101-117Palavras-chave:
Ensino Básico. Bioacústica. Aprendizagem de Ciências. Física. Extensão universitária.Resumo
Neste trabalho propomos recursos para o ensino de acústica para os ensinos fundamental e médio baseados em vocalizações de animais coletadas a partir de pesquisas científicas. A proposta focaliza em recursos bibliográficos e computacionais, visando possibilitar interações entre diversas disciplinas escolares através de um ensino de física contextualizado. Além disso, ela pretende favorecer o diálogo dos ensinos médio e fundamental com o ensino superior, onde se originam e transitam aquelas pesquisas. Deste modo, universidades e institutos de pesquisa poderiam dispor de oportunidades de realizarem atividades de extensão junto ao meio escolar, enquanto que este poderia se beneficiar tendo contato mais próximo com recursos associados a investigações científicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-05-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Conversa de Golfinho: Reflexões sobre a Bioacústica como Recurso Pedagógico Interdisciplinar no Ensino Básico. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17(supl.), 101-117. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p101-117