Letramento e trabalho pedagógico

Auteurs

  • Filomena Elaine Paiva Assolini Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Departamento de Psicologia e Educação
  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Departamento de Psicologia e Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72

Mots-clés :

autoria, letramento, trabalho pedagógico

Résumé

No presente artigo, discutimos alguns conceitos de letramento, sobretudo os trazidos pela bibliografia de língua inglesa. Criticamos o modelo autônomo de letramento, destacando que ele referenda cientificamente a tese da grande divisa, e mostramos como a ideologia desse modelo reflete-se no discurso e no fazer pedagógico de professores do ensino fundamental do sistema educacional brasileiro. Apresentamos, em oposição, a abordagem sócio-histórica de letramento, tal como é proposta por Tfouni. De acordo com esta abordagem, deve-se separar alfabetização de letramento, sendo que este último - que é concebido como um processo que se insere em um "continuum" - é investigado tendo em vista as transformações que ocorrem em uma sociedade, quando suas atividades passam a ser permeadas por um sistema de escrita cujo uso é generalizado.Os postulados teóricos da análise do discurso francesa1, associados a algumas das contribuições da psicanálise lacaniana, possibilitam-nos refinar os estudos sobre a questão da autoria relacionada ao letramento, em especial os conceitos de dispersão e de deriva, além de nos permitir mostrar que a autoria instala-se tanto nas produções lingüísticas orais quanto nas escritas.Refletimos, ainda, sobre o fato de a escola evitar a oralidade e nunca considerá-la como um recurso onde a autoria poderia instalar-se.Ressaltamos, por fim, que a proposta de uma abordagem discursiva de letramento não é idealista nem romântica, uma vez que a falta de oportunidades, a exclusão, e a conseqüente impossibilidade de ocupar posições discursivas dominantes são marcas da posição de sujeito nãoalfabetizado, mesmo se tiver um grau de letramento mais alto. (Fapesp, CNPq)

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Publiée

2007-02-01

Numéro

Rubrique

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Comment citer

Assolini, F. E. P., & Tfouni, L. V. (2007). Letramento e trabalho pedagógico . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(1), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p50-72