O Ensino e a Aprendizagem de Espanhol para Fins Específicos no Brasil: algumas contribuições (a modo de apresentação)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2022918161167

Palavras-chave:

Língua espanhola, Fins Específicos, Ensino de línguas

Resumo

O Ensino e a Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos é uma abordagem especialmente elaborada para o trabalho em sala de aula a partir das necessidades particulares de cada aprendiz ou grupos de aprendizes com relação aos usos das línguas em contextos especializados. Neste artigo, primeiramente, apresentamos um panorama sobre a história dessa modalidade de ensino desde seu surgimento até os tempos atuais. Ademais, apresentamos os trabalhos que fazem parte deste dossiê que está composto por estudos desenvolvidos por pesquisadoras brasileiras na área de ensino de língua espanhola para fins específicos, em diferentes âmbitos de atuação. Desta maneira, esperamos que este dossiê possa fomentar mais pesquisas com o objetivo de “fazer grande” o Ensino de Espanhol para Fins Específicos no Brasil.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Roder Carmona-Ramires, Universidade Estadual do Paraná

    Professora adjunta no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Paraná (UEPR, Brasil).

  • Odair Luiz Nadin, Universidade Estadual Paulista

    Professor associado do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Brasil).

Referências

Araújo, M. de S. (2015). Inglês para fins específicos: o desenho de um curso a partir da análise de necessidades. Revista Intercâmbio, 30, vol(n), 51-79.

Aguirre Beltrán, B. (1998). Enfoque, metodologías y orientaciones didácticas de la enseñanza del español con fines específicos. Carabela, 44, Madri: SGEL, 5-29.

Aguirre Beltrán, B. (2012). Aprendizaje y Enseñanza de Español con Fines Específicos. Madrid: SGEL.

Aguirre Beltrán, B. (2016). La enseñanza del español con fines profesionales. In: J. S. Lobato, & I. S. Gargallo (Eds.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2) /lengua extranjera (LE) (2a ed., pp. 501-520). Madrid: Editorial SGEL.

Baño, M. A. A. (2004). La representación del significado en el Diccionario Bilingüe de Negocios: una propuesta de tratamiento. Tesis de doctorado, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Valladolid, Valladolid, España. Recuperado em 10 dezembro, 2021, de http://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmc3f523.

Berrio, S. G. (2016). La competencia léxico-semántica en la enseñanza-aprendizaje del español con fines específicos. In O. L. Nadin et al. (Orgs.). Léxico e suas interfaces: descrição, reflexão e ensino. Araraquara: Cultura Acadêmica.

Celani, M. A. A. (1998). A retrospective view of an ESP teacher education programme. The ESPecialist, 19(2), 233-244.

Celani, M. A., Deyes, A., Holmes, J., & Scott, M. (Orgs.). (2005). ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. São Paulo: EDUC, Mercado de Letras.

Celani, M. A., Freire, M., & Ramos, R. C. G. (Orgs.). (2009). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas: Mercado de Letras.

Celani, M. A. A. et al. (1988). The Brazilian ESP Project: an evaluation. São Paulo, EDUC.

Centro Virtual Cervantes. (s.d.). Enseñanza de lenguas para fines específicos. Recuperado em 14 julho, 2020, de https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/ensenanzafi

nesespec.htm.

Dicionário dos Termos Chave ELE, Ensino de Idiomas para fins específicos, Centro Virtual Cervantes, Disponível em https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/ensenanzafinesespec.htm. Acesso: 18 jul. 2020. link é o mesmo da referência anterior.

Gómez de Enterría, J. G. (2009). El español lengua de especialidad: enseñanza y aprendizaje. Manual de formación de profesores de español 2/L. Madrid: Arco/Libros, S.L.

Grau, M. I. (2009). El Español con fines específicos. Diplomarbeit, Universität Wien. Philologisch-Kulturwissenschaftliche Fakultät BetreuerIn, Deutschland. Recuperado em 18 novembro, 2021, de http://othes.univie.ac.at/6014/.

Guimarães, R. M. (2014). O Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) no Brasil e no mundo: ontem e hoje. Revista Helb, 8(8), 1-10.

Hutchinson, T., & Waters, A. (1987). English for Specific Purpose: A learning Centered Approach. New York: Cambridge University Press.

Hymes, D. (1972). On communicative competence. In J. B. Pride & J. Hymes. (Eds.) Sociolinguistics: selected readings. Harmondsworth, England: Penguin.

Lima-Lopes, R. E., Fischer, C. R., & Gazotti-Vallim, M. A. (Orgs.). (2015). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas: Pontes Editores.

Martínez, M. G., & González, S. L. (1999). La enseñanza del español como lengua extranjera con fines académicos. X Congreso Internacional de la ASELE. Actas ASELE - Nuevas Perspectivas en la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera. (p. 331-342), Cádiz, España.

Mourlhon-Dallies, F. (2008). Enseignerune langue á des fins professionnelles. Paris: Éditions Didier.

Nadin, O. L., & Grandi, L. de (2019). Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica. In G. L. Moreira, & G. Eres Fernándes. (Orgs.). Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de Turismo. Teoría y práctica (pp. 156-171). Madrid: Secretaría General Técnica, Ministerio de Educación y Formación Profesional, Gobierno de España.

Nadin, O. L. (2020). Léxico Especializado e Ensino de Línguas para Fins Específicos: uma intersecção produtiva. II CONAEL - Congresso Nacional de Ensino-Aprendizagem de Línguas, Linguística e Literatura e III Jornada de Letras do IFSP. Avaré. Recuperado em 18 outubro, 2021, de https://www.youtube.com/c/conael.

Nadin, O. L. (2021). Terminologia e Ensino de Línguas para Fins Específicos. I Colóquio de Lexicografia, Terminologia e Ensino (I COLETENS). Recuperado em 18 outubro, 2021, de https://www.youtube.com/watch?v=w_1awUyQbEY.

Nadin, O. L. (2022). Abordagem Terminológico-Discursiva: pelo resgate da Terminologia e da Terminografia no ensino e na aprendizagem de línguas para fins específicos no contexto brasileiro. Trabalhos em Linguística Aplicada, 61(1), 97-108. Recuperado em 28 setembro, 2022, de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8667674.

Ramos, R. C. G. (2005). Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In M. Freire, M. H. Vieira-Abrahão, A. M. F. Barcelos. (Orgs). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores.

Ramos, R. de C. G. Design de material didático on-line: reflexões. In Soto et al (Org.). Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões (pp. 95-115). São Paulo: Cultura Acadêmica.

Ramos, R. de C. G. (2019). De Instrumental a LinFE: percursos equívocos da área no Brasil. In A. F. Silva Júnior (Org.). Línguas para Fins Específicos: revisitando conceitos e práticas (pp. 23-41). Campinas: Pontes Editores.

Robinson, P. (1991). ESP Today: a practitioner’s guide. UK: Prentice Hall International.

Rodríguez, M. F. C. (2004). La Enseñanza de la comunicación no verbal en un curso del Español de los Negocios según la ELMT. Memoria de Máster. Universidad Antonio de Nebrija, Hanói, 2004. Disponível em: http://www.mecd.gob.es/redele/Biblioteca-Virtual/2004/memoriaMaster/2- Semestre/FERNANDEZ-CONDE.html. Acesso: 19 out. 2017. link não abre.

Rossini, A. M. Z. P., & Belmonte, J. (2015). Panorama do Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos: histórico, mitos e tendências. In R. E. Lima-Lopes, C. R. Fischer, & M. A. Gazotti-Vallim (Orgs.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas: Pontes Editores.

Silva Júnior, A. F. (Org.). (2019). Línguas para Fins Específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas: Pontes Editores.

Wildner, A. K. (2012). Ensino-Aprendizagem de Espanhol para Fins Específicos: confrontando teoria e prática. Hispanista - Revista electrónica de los Hispanistas de Brasil, XIII(51), 1-12. Recuperado em 28 setembro, 2022, de http://www.hispanista.com.br/artigos%20autores%20e%20pdfs/413.pdf.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

O Ensino e a Aprendizagem de Espanhol para Fins Específicos no Brasil: algumas contribuições (a modo de apresentação). (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(18), 161-167. https://doi.org/10.14201/reb2022918161167