A produção de narrativas crítico-reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem

Autores

  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ronildo Alves dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000200025

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Bacharelato em enfermagem, Aprendizagem, Narração

Resumo

Esta investigação visou analisar o processo de construção das narrativas reflexivas em portfólios de estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo qualitativo, que analisou os portfólios da disciplina Promoção da Saúde na Educação Básica, ministrada no quarto semestre do curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados indicaram a predominância inicial de registros descritivos, com a incipiente abordagem de aspectos teóricos articulados aos aspectos vivenciais. Com o transcorrer das discussões em grupo e das vivências foram apresentadas narrativas com elementos mais críticos e reflexivos, com justificativas das ações descritas e relações com aspectos teórico-práticos estudados na disciplina e no curso. O estudo conclui que há um processo de produção das narrativas crítico-reflexivas em portfólios que pode incluir descrição sintética, senso comum, idealização, e que, de modo singular, possibilita a inclusão do outro, das diferenças e de revisão teórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fortuna, C. M., Gonçalves, M. F. C., Silva, M. A. I., & Santos, R. A. dos. (2012). A produção de narrativas crítico-reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(2), 452-459. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000200025