ESTÍMULOS QUE FAVORECEM O TREINAMENTO NO LABORATÓ RIO DE ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300200115Palabras clave:
Ensino de Enfermagem, treinamento em laboratórioResumen
Foi realizada uma revisão da literatura relacionada à motivação da aprendizagem, especificamente dos aspectos relativos às habilidades manuais e a outros de interesse para o treinamento de estudantes de graduação no laboratório de enfermagem. Conclui que a literatura indica algumas condições que podem estimular ou desestimular o treinamento das habilidades motoras como atividade de livre opção dos estudantes. Essas condições estão relacionadas ao professor, aos procedimentos ou técnicas, ao laboratório, ao sistema de avaliação e ao próprio aluno. Há vários anos os estudantes do curso de enfermagem têm corno opção de aprendizagem o treinamento das técnicas básicas no laboratório de enfermagem (LE) sem a obrigatoriedade de cumprimento de horário ou da presença do professor. Essa atividade já foi descrita em trabalho anterior (FRIEDLANDER et alii 1984) c continua a ser observada e estudada tendo em vista a constatação que o treinamento prévio de estudantes no LE diminui o ndmero de erros cometidos na primeira experiência em cliente (FRIEDLANDER, 1984) e que o LE pode tornar-se um recurso instrucional de grande utilidade no ensino (FRIEDLANDER, 1986). Analisando-se os dados de 1985, 1986 e 1987 observou-se que uma das turmas freqüentou o laboratório com certa assiduidade enquanto as demais pouco compareceram para treinar qualquer técnica. Em 1985, os 67 estudantes que terminaram a disciplina Fundamentos de Enfermagem 1 foram ao laboratório 526 vezes, ou seja, 7,8 vezes em média por aluno. Em 1986 e 1987, respectivamente, a média por aluno foi de 2,9 e 3,2, ou seja, menos da metade que em 1985.Descargas
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Publicado
1989-04-01
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Original Articles
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Cómo citar
Friedlander, M. R., Tanaka, C. S., & Siqueira, P. S. F. de. (1989). ESTÍMULOS QUE FAVORECEM O TREINAMENTO NO LABORATÓ RIO DE ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 23(2), 115-125. https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300200115