Mudanças identificadas pelo aluno de enfermagem, resultantes da vivência em uma abordagem centrada na pessoa

Autores/as

  • Margareth Angelo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Regina Szylit Bousso Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Marilene Alice da C. Santos Universidade Estadual de Campinas; Colégio Técnico de Limeira
  • Ana Lucia de Moraes Horta Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Marcia A.M. Caldas Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300300363

Palabras clave:

Ensino de enfermagem, Aprendizagem, Relações interpessoais

Resumen

A vivência das autoras no ensino de enfermagem pediátrica na EEUSP, tem sido direcionada pela crença de que uma das mais importantes condições que facilitam a aprendizagem, é a qualidade de atitudes do relacionamento interpessoal entre professores e alunos. Neste trabalho, apresentam a análise das informações contidas em auto-avaliações de alunos, referentes a mudanças pessoais ocorridas como resultado desse relacionamento durante o curso em 1985. Os resultados da análise mostraram que além da aquisição de conhecimentos específicos de enfermagem pediátrica, os alunos identificaram variados aspectos de desenvolvimento pessoal.

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Publicado

1989-12-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Angelo, M., Bousso, R. S., Santos, M. A. da C., Horta, A. L. de M., & Caldas, M. A. (1989). Mudanças identificadas pelo aluno de enfermagem, resultantes da vivência em uma abordagem centrada na pessoa. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 23(3), 363-368. https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300300363