Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)

Autores

  • Ana Lucia Siqueira Costa Universidade de São Paulo; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Catarina Polak Universidade de São Paulo; Hospital Universitário; Seção de Emergência; Divisão de Enfermagem Clínica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000500005

Palavras-chave:

Estresse, Estudantes de enfermagem, Psicometria, Reprodutibilidade dos testes, Estudos de validação

Resumo

O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Costa, A. L. S., & Polak, C. (2009). Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe), 1017-1026. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000500005