Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300018Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em enfermagem, CurrículoResumo
A formação de enfermeiros e sua articulação com o mercado de trabalho pautam-se na premissa de que a qualidade do serviço de Enfermagem relaciona-se à formação do profissional como sujeito reflexivo. Este estudo teve como objetivo geral compreender a formação do enfermeiro com suporte nos atuais projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos de Enfermagem e, especificamente, verificar junto às coordenadoras e/ou ex-coordenadoras destes cursos a concepção, construção e avaliação do PPP e a inserção do sujeito reflexivo como proposta de formação. Foram analisados os PPPs dos Cursos de Enfermagem das Universidades Estadual (UECE) e Federal do Ceará (UFC), e realizadas entrevistas com nove coordenadoras e/ou ex-coordenadoras dos referidos cursos. Os dados revelaram que o PPP é considerado elemento norteador da ação educacional e que sua construção parte de iniciativas coletivas, mas não permanentes. Foram destacadas a preocupação com a formação crítico-reflexiva do enfermeiro, bem como relativa à avaliação do PPP.Downloads
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Publicado
2010-09-01
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Artigo Original
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Como Citar
Nóbrega-Therrien, S. M., Guerreiro, M. das G. da S., Moreira, T. M. M., & Almeida, M. I. de. (2010). Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(3), 679-686. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300018