Utilizando instrumentos para avaliação da percepção de dor em pré-escolares face a procedimento doloroso

Autores/as

  • Lisabelle Mariano Rossato USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-infnatil e Psiquiátrica
  • Margareh Angelo USP; escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000300005

Palabras clave:

Dor, Enfermagem pediátrica, Pré-escolar

Resumen

Este estudo teve como objetivos: verificar se a escala de faces de intensidade de dor possibilita ao pré-escolar identificar sua experiência dolorosa; identificar comportamentos indicadores de dor em pré-escolares submetidos a procedimentos doloroso conhecer palavras utilizadas pelo pré-escolar para descrever a dor em relação a procedimento doloroso. Para tanto foram aplicados três instrumentos em 41 crianças hospitalizadas submetidas a curativo ou coleta de sangue. Os instrumentos utilizados foram escala de faces, indicadores comportamentais e palavras descritoras de dor. A maioria dos pré-escolares compreendeu e utilizou corretamente a escala de faces, o que foi evidenciado pelo movimento crescente 0 (sem dor)® 4 (dor máxima) na escolha das faces antes e depois do procedimento doloroso. Os comportamentos choro imóvel e franzir a testa predominaram como indicadores comportamentais, mostrando-se intensificados na vigência do procedimento. As verbalizações do pré-escolar relativas a sua dor revelaram uma tendência na utlização de termos concretos e de natureza avaliativa ou indicativa, resultando em conceitos variados e pouco precisos.

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Publicado

1999-09-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Rossato, L. M., & Angelo, M. (1999). Utilizando instrumentos para avaliação da percepção de dor em pré-escolares face a procedimento doloroso. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 33(3), 236-249. https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000300005