Práticas educativas grupais na atenção básica: padrões de interação entre profissionais, usuários e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200014Resumo
OBJETIVO Investigar a concepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação ao conhecimento, à educação e aos sujeitos que participam de ações pedagógicas. MÉTODO Estudo qualitativo realizado com profissionais da ESF, de nível superior, integrantes da equipe de assistência e que realizaram ações educativas grupais de saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belo Horizonte. Utilizou-se a triangulação das técnicas: observação participante, fotografia e diário de campo; entrevista com os profissionais; e análise documental. RESULTADOS Identificaram-se três padrões de interação, diferentes entre si. No primeiro, o profissional questiona, ouve e fornece informações aos usuários, acreditando na transmissão de conhecimentos; no segundo, questiona e ouve, confiando que os usuários aprendem uns com os outros; no terceiro, questiona, ouve, problematiza e produz conhecimentos com os usuários, ambos ensinando e aprendendo. CONCLUSÃO Há práticas educativas que incluem métodos singulares capazes de se transformar em espaço de militância em favor da cidadania.Downloads
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Publicado
2015-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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Como Citar
Gazzinelli, M. F., Souza, V. de, Fonseca, R. M. G. S. da, Fernandes, M. M., Carneiro, A. C. L. L., & Godinho, L. K. (2015). Práticas educativas grupais na atenção básica: padrões de interação entre profissionais, usuários e conhecimento . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(2), 284-291. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200014