Percepção de docentes de enfermagem sobre o cuidado: uma construção heideggeriana

Autores

  • Luciara Fabiane Sebold Universidade Federal de Santa Catariana
  • Silvana Silveira Kempfer Universidade Federal de Santa Catariana
  • Juliana Balbinot Reis Girondi Universidade Federal de Santa Catariana
  • Marta Lenise Prado Universidade Federal de Santa Catariana

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300006

Resumo

Objetivo Compreender as percepções dos docentes de enfermagem sobre o cuidado à luz do referencial de Heidegger. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico hermenêutica heideggeriana. Método Para captar os significados utilizou-se entrevista fenomenológica realizada com 11 docentes. A análise dos dados baseou-se na hermenêutica heideggeriana. Resultados O modo de ser enfermeiro determina seu modo de ser para o cuidado, que é reflexo da construção das experiências na mundaneidade da enfermagem. A existência do ser enfermeiro para o cuidado de enfermagem é evidenciado nas relações de cuidado estabelecidas entre o ser cuidado e o ser cuidador, decidindo o modo de ser-aí do enfermeiro que tem diante de si e do outro as possibilidades de cuidado. Conclusão É ser-no-mundo que o ser-enfermeiro se manifesta, em sua subjetividade no cuidar sensível, é na objetividade do cuidar científico, e é na inter-relação com o ser cuidado é que manifesta o ser de escolhas e decisões existindo em seu modo de ser.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sebold, L. F., Kempfer, S. S., Girondi, J. B. R., & Prado, M. L. (2016). Percepção de docentes de enfermagem sobre o cuidado: uma construção heideggeriana . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(spe), 39-46. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300006