ENSINO CENTRADO NO ESTUDANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS NESTA METODOLOGIA

Autores

  • Huerta Edelia del Pilar Neira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Lélia Maria Madeira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria Teresa Cicero Laganá Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Matilde Meire Miranda Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198401800200141

Resumo

Quatro mestrandas em enfermagem relatam sua experiência como alunas de uma disciplina que adota a metodologia de ensino centrado no estudante Mostram suas dúvidas iniciais em relação à efetividade da metodologia, as dificuldades sentidas na formulação de um programa e sua percepção da atitude e do comportamento apresentados pelo professor-facilitador. Para atingir seus objetivos de aprendizado, o grupo optou por uma experiência de assistência materno-infantil numa favela de São Paulo. O trabalho foi implantado com as mães e outros adultos responsáveis pelo cuidado de crianças, utilizando-se a comunicação não-diretiva. Apesar da metodologia não tradicional, neste trabalho é possível identificar os diferentes elementos necessários a um curso. As autoras ressaltam, como principais efeitos do processo por elas vivido, o desenvolvimento profissional, tanto individual como de grupo, no desenvolvimento de cada uma como pessoa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1984-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Edelia del Pilar Neira, H., Madeira, L. M., Laganá, M. T. C., & Miranda, M. M. (1984). ENSINO CENTRADO NO ESTUDANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS NESTA METODOLOGIA. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 18(2), 141-149. https://doi.org/10.1590/0080-6234198401800200141