Tecnologia para realização do autoexame ocular: comparação entre cartilha impressa e virtual

Autores

  • Jennara Candido Nascimento Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Maria Alzete Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lívia Moreira Barros Universidade Federal do Ceará; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Nelson Miguel Galindo Neto Universidade Federal do Ceará; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Joselany Áfio Caetano Universidade Federal do Ceará; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017024703326

Palavras-chave:

Saúde Ocular, Autoexame, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Saúde Escolar

Resumo

Objetivo: Comparar os resultados do autoexame ocular realizado com auxílio das versões impressa e virtual de cartilha educativa. Método: Estudo quase-experimental realizado em escola estadual de capital do nordeste brasileiro, com 100 estudantes divididos igualmente em grupo controle e intervenção, mediante pareamento quanto à idade, ao sexo, à escolaridade e à situação econômica. Foram aplicados Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível significância de 5%. Resultados: Os resultados do autoexame obtidos pelas cartilhas virtual e impressa foram estatisticamente semelhantes, exceto no item Alterações do reflexo pupilar, no qual a cartilha virtual foi mais eficaz para sua identificação (p=0,049). Conclusão: As versões impressa e virtual da cartilha educativa ocular possuem eficácia semelhante para a realização do autoexame ocular.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Nascimento, J. C., Lima, M. A., Barros, L. M., Galindo Neto, N. M., Pagliuca, L. M. F., & Caetano, J. Áfio. (2018). Tecnologia para realização do autoexame ocular: comparação entre cartilha impressa e virtual. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 52, e03326. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017024703326