Escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: uma análise da formação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018052503580

Palavras-chave:

Educação Técnica em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Competência Profissional

Resumo

Objetivo: Analisar a formação em enfermagem nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde da Região Nordeste. Método: Pesquisa documental, com abordagem qualitativa, que teve como lócus Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde da Região Nordeste que ofertam o curso técnico em enfermagem. Constituíram fontes de dados os Projetos Políticos Pedagógicos da escola e os Planos de Ensino dos referidos cursos, e como instrumentos foram utilizados três roteiros estruturados sobre os aspectos pedagógicos da formação. A sistematização/análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A formação técnica em enfermagem ocorre por meio da abordagem integrativa, considerada uma tendência pedagógica; abordagem problematizadora, utilizada como caminho metodológico para o ensino-aprendizagem; e avaliação qualificativa, potencializadora do alcance das competências profissionais. Conclusão: A formação em foco aponta o compromisso com o Sistema Único de Saúde e a excelência profissional, pois fortalece a integração entre ensino-serviço-comunidade, incentiva a proatividade do estudante e indica o ensinar-aprender nas demandas da população e do sistema público de saúde e potencializa a aquisição e o aprimoramento das competências profissionais.

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Publicado

2020-08-17

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Ribeiro-Barbosa, J. C., Silva, G. T. R. da, Amestoy, S. C., Silva, C. C. R. da, Silva, R. M. de O., & Backes, V. M. S. (2020). Escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: uma análise da formação em enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03580. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018052503580