Validação de comunicação persuasiva audiovisual para redução do consumo de sal por pessoas com insuficiência cardíaca *

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020006503751

Palavras-chave:

Comunicação Persuasiva, Insuficiência Cardíaca, Dieta Hipossódica, Mídia Audiovisual, Teoria Social, Comportamento

Resumo

Objetivo: Construir e validar o conteúdo de comunicação persuasiva audiovisual, para reduzir o consumo de sal na dieta de pessoas com insuficiência cardíaca. Método: Estudo metodológico, de natureza tecnológica, ancorado na Teoria do Comportamento Planejado, no qual foram seguidas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Realizou-se validação de conteúdo com especialistas na área da saúde e comunicação. Resultados: Com base no levantamento de crenças relacionadas à redução de sal, o vídeo dispõe de 42 telas, três minutos e onze segundos de duração e contém animações e argumentos motivacionais com o objetivo de influenciar positivamente a intenção comportamental e modelar crenças negativas em positivas. Na validação de conteúdo, os juízes concordaram, em unanimidade, com os critérios de avaliação para o público-alvo, linguagem, harmonia, ilustrações, narração e estratégia de persuasão. O Índice de Validade de Conteúdo mostrou-se satisfatório com concordância de 97%. Conclusão: A comunicação persuasiva, no formato audiovisual, foi considerada válida quanto ao conteúdo, tornando-se uma ferramenta para potencializar a redução do consumo de sal no cuidado de pessoas com insuficiência cardíaca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-06-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sousa, M. M. de, Almeida, T. da C. F., Gouveia, B. de L. A., Freire, M. E. M., & Oliveira, S. H. dos S. (2021). Validação de comunicação persuasiva audiovisual para redução do consumo de sal por pessoas com insuficiência cardíaca *. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03751. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020006503751