Abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis em um Currículo de Graduação em Enfermagem*
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0019Palavras-chave:
Currículo, Educação em Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, História da Enfermagem, EnfermagemResumo
Objetivo: Identificar a abordagem da temática relativa às infecções sexualmente transmissíveis do curso de graduação em enfermagem em uma universidade federal do sul do Brasil. Método: Pesquisa sócio-histórica com abordagem qualitativa, e uso de fontes orais e documentais. Participaram 13 docentes. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2018 e abril de 2019. A análise dos dados foi temática. Resultados: Emergiram três categorias de análise: o ensino das infecções sexualmente transmissíveis pautados nas políticas públicas brasileiras; as infecções sexualmente transmissíveis e sua estratégia de ensino em um curso de graduação em enfermagem; e a trajetória da abordagem das infecções sexualmente transmissíveis em um curso de graduação em enfermagem. O curso de graduação é pautado nas políticas públicas de saúde e educação, e a disciplina “Infecções Sexualmente Transmissíveis” foi criada no curso ao final da década de 1970. O conteúdo não é obrigatório, sendo associado à área da saúde pública e evidenciado nos campos de prática e atividades educativas. Conclusão: O ensino das infecções sexualmente transmissíveis vem acompanhando as políticas públicas de saúde e educação. Ganha maior foco de ensinamento com o surgimento da aids.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.