Abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis em um Currículo de Graduação em Enfermagem*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0019

Palavras-chave:

Currículo, Educação em Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, História da Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar a abordagem da temática relativa às infecções sexualmente transmissíveis do curso de graduação em enfermagem em uma universidade federal do sul do Brasil. Método: Pesquisa sócio-histórica com abordagem qualitativa, e uso de fontes orais e documentais. Participaram 13 docentes. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2018 e abril de 2019. A análise dos dados foi temática. Resultados: Emergiram três categorias de análise: o ensino das infecções sexualmente transmissíveis pautados nas políticas públicas brasileiras; as infecções sexualmente transmissíveis e sua estratégia de ensino em um curso de graduação em enfermagem; e a trajetória da abordagem das infecções sexualmente transmissíveis em um curso de graduação em enfermagem. O curso de graduação é pautado nas políticas públicas de saúde e educação, e a disciplina “Infecções Sexualmente Transmissíveis” foi criada no curso ao final da década de 1970. O conteúdo não é obrigatório, sendo associado à área da saúde pública e evidenciado nos campos de prática e atividades educativas. Conclusão: O ensino das infecções sexualmente transmissíveis vem acompanhando as políticas públicas de saúde e educação. Ganha maior foco de ensinamento com o surgimento da aids.

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Petry, S., & Padilha, M. I. (2021). Abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis em um Currículo de Graduação em Enfermagem*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20210019. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0019