Intervenção telefônica para promoção da autoeficácia materna ao amamentar: ensaio clínico randomizado*
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0520Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Autoeficácia, Enfermagem, Educação em Saúde, Meios de Comunicação, Ensaio ClínicoResumo
Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção educativa, via telefone, sobre a autoeficácia materna ao amamentar. Método: Ensaio clínico randomizado controlado incluindo 240 puérperas de um hospital de atenção secundária e que foram randomizadas em dois grupos: controle e intervenção. A intervenção educativa se deu aos sete, 30, 90 e 150 dias pós-parto e foi centrada nos princípios da autoeficácia e entrevista motivacional. A autoeficácia foi medida pela Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form. Os dados seguiram a distribuição anormal sendo, portanto, utilizados testes não-paramétricos. Resultados: O grupo intervenção obteve maiores medianas de escores de autoeficácia ao amamentar ao longo das três avaliações de desfecho, isso quando comparado ao grupo controle (p < 0,001). Além disso, o grupo intervenção apresentou aumento dos escores de autoeficácia em todos os momentos de acompanhamento, o que evidencia que a intervenção educativa foi capaz não apenas de elevar, mas também manter a confiança da mulher em amamentar o seu filho ao longo do tempo. Conclusão: O uso de uma intervenção por telefone centrada nos princípios da autoeficácia e realizada por enfermeiro treinado foi eficaz para promover a confiança materna em amamentar. Registro Brasileiro de Ensaio Clínico: RBR-7m7vc8
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