Avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem: estudo brasileiro multicêntrico*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0084

Palavras-chave:

Avaliação em Enfermagem, Estudo Multicêntrico, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivos: Comparar avaliações obtidas de egressos de cursos de graduação em enfermagem em três dimensões: caracterização sociodemográfica, identificação e inserção no mercado de trabalho e avaliação da formação profissional. Método: Estudo transversal, quantitativo, multicêntrico, com egressos de três universidades públicas brasileiras. A análise de dados foi feita segundo a confiabilidade interna do instrumento utilizado e por estatística descritiva. Resultados: Participaram do estudo 446 egressos concluintes entre 2013 e 2016. A maioria era do sexo feminino, da etnia branca (44%) e parda (38%) e tinha entre 25 e 30 anos. A maior parte apresentou titulação lato sensu concluída ou em curso (54%), 89% eram assalariados, e 60% eram empregados em única instituição, sendo prevalente a área assistencial (57%). Verificaram-se elevados níveis de satisfação entre egressos de duas instituições na avaliação de aprendizado dos conteúdos e experiências essenciais para a formação e melhores avaliações sobre a prática profissional em outra. Conclusão: O perfil de experiências acadêmicas, pós-graduação e de ingresso no mercado de trabalho foi diversificado entre as instituições avaliadas. Os achados favorecem a análise crítico-reflexiva dos projetos pedagógicos.

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Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Aguiar, K. L. de A., Vieira, M. A., & Domenico, E. B. L. de. (2021). Avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem: estudo brasileiro multicêntrico* . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20200084. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0084