Treinamento sobre administração de medicamentos endovenosos na enfermagem pediátrica: estudo antes e depois

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0195

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Infusões Intravenosas, Erros de Medicação, Enfermagem Pediátrica, Capacitação em Serviço

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de um treinamento sobre administração de medicamento endovenoso em pacientes pediátricos na aprendizagem e reação da equipe de enfermagem. Método: Estudo quase experimental (pré-e pós-teste), com 38 profissionais da enfermagem que participaram de um treinamento sobre administração de medicamento endovenoso (EV) em pacientes pediátricos cardiopatas. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário com 19 itens para avaliar a aprendizagem dos participantes antes (pré-teste) e após (pós-teste) o treinamento. Analisaram-se os dados por estatística descritiva e analítica (testes binomial e Friedman). Resultados: Predominaram enfermeiras (52,6%), média de 41,2 anos de idade e 9,8 anos de experiência profissional na pediatria. Na avaliação da aprendizagem, houve aumento no índice de acertos do pré-teste para o pós-teste em 13 itens, com diferença significativa (p < 0,05) nos quesitos: retirar adornos para higienizar as mãos; usar luva ao administrar medicamento; administrar medicamento com luva, máscara e óculos de proteção; e conferir nome do paciente perguntando a ele ou ao acompanhante. Conclusão: O treinamento apresentou efeitos positivos na aprendizagem e reação dos profissionais de enfermagem.

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Publicado

2021-09-24

Edição

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Artigo Original

Como Citar

Custódio, I. L., Lima, F. E. T., Pascoal, L. M., Barbosa, L. P., Carvalho, R. E. F. L. de, Almeida, P. C., Pinheiro, P. N. da C., Barbosa, I. V., & Ribeiro, S. B. (2021). Treinamento sobre administração de medicamentos endovenosos na enfermagem pediátrica: estudo antes e depois. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20210195. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0195